Marketing Digital

5 motivos para você tratar o Marketing Digital como prioridade

Publicado por: Aline Ornellas

Em: 30/05/2023

De forma impulsiva, muitos empreendedores acabam caindo na “armadilha” de cortar os investimentos com Marketing Digital diante das crises financeiras e tentativas frustradas de economizar. Infelizmente, essa é uma ação que tem prejudicado diversos negócios e até impactado nos lucros e crescimento da empresa. Afinal, as estratégias de marketing abrangem mais do que apenas divulgação, elas alcançam e fidelizam os consumidores das marcas. 

 

E nem é preciso mencionar o quanto o Marketing Digital se tornou aliado das vendas na era da tecnologia. Os dados comprovam isso: de acordo com a pesquisa 'Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil' realizada em 2021, foi constatado que 94% das empresas optam pelo Marketing Digital como estratégia de crescimento - ou seja, a esmagadora maioria do mundo empresarial, independentemente do segmento, já abraçou as alternativas que o digital oferece.

 

Mas, para você entender melhor sobre esse fenômeno e se certificar que o Marketing Digital deve ser uma prioridade de investimento em sua empresa, elaboramos 5 motivos que mudarão sua perspectiva de uma vez por todas. Confira!

  1. Vender para qualquer lugar

Com o surgimento da internet e a crescente adesão das pessoas à tecnologia, o mundo digital se tornou um espaço de grande visibilidade e alcance. De acordo com a pesquisa 'Digital 2022', do Data Reportal, os brasileiros dedicam um tempo médio de mais de dez horas por dia ao uso da internet, sendo em média:

 

  • Encontrar informações(83,5%);

  • Buscar 'como fazer coisas'(77,1%);

  • Pesquisar por marcas (73,6%);

  • Encontrar novas ideias e inspirações (73,2%); e 

  • Manter contato com amigos e família (72,6%).

 

Isso significa que a população usa a internet para praticamente tudo e essa tendência só aumenta a cada dia. Portanto, estar presente nesse ambiente é fundamental para alcançar um público amplo e potencializar as chances de sucesso do seu negócio.

  1. Superar seus concorrentes

Em um mercado acirradíssimo, com novos e melhores concorrentes surgindo todos os dias, o Marketing Digital se torna um diferencial competitivo para as empresas - principalmente para as pequenas e médias. Ao adotar estratégias digitais, você se coloca em igualdade de condições com os concorrentes e pode até mesmo superá-los. O uso de técnicas como SEO, marketing de conteúdo e anúncios online permite que você aumente sua visibilidade, atraia novos clientes e fidelize os existentes. 

  1. Conquistar o público ideal

É importante lembrar que, segundo Seth Godin, um dos principais autores de livros sobre marketing no mundo e membro do Hall da Fama do Marketing Direto:

 

 'Uma maneira de vender para um consumidor no futuro é simplesmente obter sua permissão com antecedência.' 

 

E o Marketing Digital oferece essa oportunidade de conquistar o público ideal. Com boas estratégias aplicadas no momento certo, você consegue ir de encontro ao seu potencial cliente em diferentes fases do funil de vendas - desde quando ele está apenas com uma dúvida e recorre ao Google para respondê-la.

  1. Ter um excelente custo-benefício

Para os pequenos empreendedores, investir em estratégias de marketing pode ser um desafio devido às restrições de orçamento. No entanto, o Marketing Digital se destaca por dispor de opções com baixo custo e alto retorno. Ao contrário das mídias tradicionais, como televisão e rádio, as campanhas digitais são mais acessíveis e permitem que você defina o valor a ser investido de acordo com suas possibilidades. 

 

Também é possível segmentar o público-alvo de maneira precisa, aumentando a efetividade das ações e evitando desperdícios. Dessa forma, o Marketing Digital se torna uma estratégia acessível para empreendedores com recursos limitados.

  1. Acompanhar seus resultados

Poder mensurar e analisar os resultados é outra grande vantagem do Marketing Digital. Por meio de ferramentas de monitoramento, pode-se obter informações detalhadas sobre o desempenho das campanhas, como número de cliques, taxa de conversão e engajamento do público. Esses dados são essenciais para aprimorar as estratégias, identificar pontos de melhoria e tomar decisões embasadas. 

 

E, convenhamos, que não há nada melhor no mundo dos negócios do que ter previsibilidade e informações registradas para sair na frente, conquistando e conhecendo seu público com embasamento.

 

Leia este artigo e saiba mais sobre dados: Blog Inffus - Descubra como os dados podem contribuir com o seu negócio.

Como fazer Marketing Digital de qualidade?

Quem entende de medicina? Médicos! Quem entende de Direito? Advogados! Com o Marketing Digital não é diferente. Por isso, é fundamental contar com especialistas na área para ter ótimos resultados. Até porque, existem vários canais diferentes de divulgação e profissionais especializados em cada segmento que faz parte do setor. 

 

Para entender detalhadamente sobre essas especificações, selecionamos alguns dos meios usados no Marketing Digital que estão aumentando as receitas das empresas:

Redes sociais

“As mídias sociais não transformam seus negócios durante a noite. Pode levar meses para ver qualquer crescimento real ou resultados mensuráveis. Mas isso não significa que não esteja funcionando. Isso só leva tempo.” - Jenn Herman, palestrante e consultora de social media.

 

Infelizmente, muitos acabam desistindo das redes sociais por falta de paciência e até mesmo conhecimento da área. Mesmo assim, as redes sociais estão no centro das estratégias de marketing de quase todas as grandes multinacionais e até nos empreendedores locais. Isso porque, quase todos os tipos de públicos se mantêm conectados e criam relacionamentos em mídias como: LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook, TikTok, entre outros - e os negócios mais espertos e ágeis sabem bem disso!

 

Porém, há um grande desafio nesse sentido: encontrar a rede social que os seus potenciais clientes estão mais presentes. E é preciso fazer muito mais do que só “criar posts”. Para isso, os antenados profissionais de social media podem ajudar (e muito!).

 

Entenda mais sobre o fenômeno das redes sociais lendo este artigo: Blog Inffus - Marketing de influência: a tendência que veio para ficar

Site

Ter um site é essencial para qualquer modelo de negócio, pois ele funciona como uma vitrine virtual que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. É uma maneira eficiente de alcançar um público maior, promover produtos ou serviços e estabelecer uma presença online sólida. Além disso, esse é o único lugar na Web que realmente pertence à empresa. Afinal, perfis em redes sociais podem ser bloqueados e saírem do ar. Ou seja, o site é porto seguro do seu negócio!

 

Hoje, ter um site bem projetado e funcional transmite profissionalismo e confiabilidade aos clientes. Porém, é necessário contar com profissionais especializados, como web designers, desenvolvedores web e especialistas em marketing digital. Esses especialistas têm o conhecimento e a experiência necessários para criar um site que atenda às necessidades e objetivos específicos de um negócio, garantindo um design atraente, usabilidade intuitiva, segurança e otimização para mecanismos de busca (SEO). Fazer o trabalho com profissionais qualificados é importante porque um site bem feito pode fazer a diferença no mercado, atraindo e retendo clientes, aumentando a visibilidade da marca e impulsionando as vendas.

 

Blog

“Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita.” 

 

Andrew Davis, palestrante e autor de best-sellers de marketing e fundador do Monumental Shift.

 

Um blog oferece a oportunidade de compartilhar conteúdo relevante, informativo e de qualidade com os visitantes do site. Com essas informações valiosas e soluções para os problemas e necessidades do público-alvo, se pode estabelecer confiança ao posicionar a empresa como uma autoridade em seu setor. 

 

Os visitantes retornam ao blog regularmente em busca de mais conhecimento, criando um relacionamento contínuo com a marca. Esse relacionamento baseado em confiança leva a um aumento da lealdade do cliente e, por sua vez, à geração de receita por meio de conversões, vendas e recomendações positivas. O blog é uma ferramenta poderosa para estabelecer conexões duradouras com os clientes, impulsionando o sucesso do marketing digital.

 

Para obter todos os benefícios dessa estratégia de marketing de conteúdo, é fundamental contar com especialistas em escrita e em SEO. Afinal, somente assim os seus potenciais clientes poderão encontrar suas respostas ao consultar o Google.

Tráfego Pago

Os anúncios desempenham um papel fundamental em uma estratégia de Marketing Digital, especialmente quando se trata de ampliar o alcance, direcionar o tráfego qualificado e alcançar os objetivos de negócios. Eles permitem que as empresas promovam seus produtos, serviços e conteúdo para um público específico, aumentando a visibilidade e impulsionando as interações e conversões.

 

Existem várias plataformas de anúncios (ADS) populares (vinculadas às redes sociais ou Google) que podem ser usadas, cada uma com suas próprias características, valores e benefícios. Para medí-las com sucesso, é indicado contar com o trabalho de um especialista em marketing de performance.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é outra ferramenta ainda muito eficaz. Por mais que seja difícil de acreditar para algumas pessoas, o e-mail é extremamente usado nos dias de hoje, apesar das outras várias formas de contato que temos. Na verdade, é enorme o número de empresas que conquistam boas e sólidas vendas com essa estratégia. 

 

Porém, assim como as outras alternativas, o e-mail marketing também deve ser administrado por profissionais, pois ele dispõe de variados detalhes e funcionalidades que necessitam de conhecimento para gerar retorno sobre o investimento. Também existem muitas plataformas diferentes no mercado que precisam ser bem analisadas, conforme o resultado que se pretende alcançar.

 

Conclusão

Depois de tantas informações, podemos dizer que o mundo do Marketing Digital é quase infinito e proporciona tantas oportunidades que é até difícil de abordar em apenas um artigo. Mas, de fato, percebemos que essa é uma estratégia muito mais do que necessária na era digital e seus investimentos valem muito a pena. Não apenas para vender, mas para consolidar sua marca no mercado e, consequentemente, crescer mais e mais!

 

Se você acredita no potencial do Marketing Digital e quer contar com verdadeiros profissionais na área, entre em contato com a Inffus: a empresa que está desde 2010 criando e desenvolvendo as melhores soluções com tecnologia e marketing para ajudar empresas a crescer organicamente e vender mais.

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