Conteúdo e Redes Sociais

Entenda por que o seu negócio precisa de Marketing de Conteúdo

Publicado por: Aline Ornellas

Em: 30/05/2023

Apesar do Marketing de Conteúdo ter se popularizado intensamente nos últimos anos, ele é uma estratégia muito mais antiga do que se imagina. Mais precisamente, o mercado já se beneficia da divulgação de conteúdo desde o século XIX. E a prova do sucesso dessa alternativa é que ela se consolidou e dispõe de excelentes resultados para seus adeptos até hoje. 

 

Além disso, conforme um estudo realizado pela DemandMetric, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que apresenta um custo 62% menor em comparação ao marketing tradicional e gera aproximadamente 3 vezes mais leads.

 

Quer saber mais sobre o Marketing de Conteúdo e descobrir como ele pode impulsionar o seu negócio? Então continue lendo este artigo!

O que é Marketing de Conteúdo?

Imagine que você está em uma festa e quer chamar a atenção das pessoas ao seu redor. Em vez de gritar ou tentar vender algo diretamente, você decide contar uma história interessante, engraçada ou útil. Isso é basicamente o que o Marketing de Conteúdo faz. 

 

Ele envolve criar e compartilhar informações valiosas e relevantes para atrair a atenção e o interesse das pessoas, sem ficar empurrando produtos ou serviços. É como ser o contador de histórias da festa, oferecendo algo de valor para as pessoas, ganhando a confiança delas e, consequentemente, criando relacionamentos duradouros. 

 

O Marketing de Conteúdo pode ser feito por meio de artigos, vídeos, posts em redes sociais, podcasts e muito mais. É uma maneira divertida e eficaz de se conectar com o público-alvo, mostrar seu conhecimento e construir uma presença forte no mundo digital.

Quais são as desvantagens de encerrar serviços de Gestão de Redes Sociais e Conteúdo?

Com a popularização da estratégia de Marketing de Conteúdo e das Redes Sociais, muitos já apostam nisso. E, infelizmente, por buscarem resultados rápidos e desvalorização desse tipo de serviço, certos empreendedores acabam cortando investimentos relacionados à área. 

 

E essa é uma péssima ideia! Veja algumas desvantagens que essa atitude gera para os negócios:

 Presença digital fraca

Quando se dá um 'adeus' aos serviços de gestão de redes sociais e conteúdo, é como se a marca desaparecesse. As redes sociais são o lugar onde todos se encontram, compartilham histórias e mergulham de cabeça nas últimas tendências. Sem uma estratégia de gestão adequada, sua marca acaba sendo jogada para escanteio. É uma oportunidade desperdiçada de se destacar, ser lembrado e deixar sua marca na cabeça e no coração das pessoas.

Falta de indexação no Google e Redes Sociais

Deixando de investir nas estratégias de conteúdo, sua marca perde a oportunidade de ser indexada pelo Google e pelas próprias redes sociais. Isso significa que seu conteúdo não será facilmente encontrado pelos usuários quando eles procurarem informações relacionadas aos seus produtos ou serviços. A indexação é essencial para aumentar a visibilidade da sua marca e direcionar tráfego qualificado para o seu website ou perfis sociais. Sem ela, seu trabalho acaba sendo uma perda de tempo.

Distanciamento do público-alvo

Abandonando a gestão adequada das redes sociais e do conteúdo, você pode se distanciar do seu público-alvo. Até porque, essas plataformas são onde as pessoas estão ativamente engajadas e interagem com marcas e conteúdos relevantes. Ao encerrar esses serviços, as empresas ficam de fora das tendências e, principalmente, das reais necessidades dos seus potenciais consumidores. 

Desatualização das tendências do mercado

As tendências de marketing surgem e desaparecem em uma velocidade absurda. E enquanto existem empresas “paradas”, o mundo digital continua girando e as estratégias eficazes vão mudando. Por isso, ficar desatualizado pode reduzir sua capacidade de se destacar da multidão e conquistar seus consumidores, ficando um passo atrás na corrida pelo sucesso.

Taxa de conversão mais baixa

O Marketing de Conteúdo é uma poderosa ferramenta para gerar leads e converter visitantes em clientes. Ao encerrar os serviços dessa área, você reduz as oportunidades de engajar e nutrir seu público-alvo com conteúdo relevante. Os dados não mentem: um estudo realizado pela Aberdeen mostrou que as taxas de conversão são aproximadamente seis vezes maiores para aqueles que utilizam o Marketing de Conteúdo em comparação com aqueles que não utilizam (2,9% versus 0,5%). 

 

Sabe o que isso significa na prática? Uma potencial queda na taxa de conversão, uma vez que o público não é guiado pelo funil de vendas de forma eficiente e não é persuadido a tomar ações desejadas, como comprar seus produtos ou contratar seus serviços.

Investimento desperdiçado

Por último, mas não menos importante, ao dar um ponto final nos serviços de gestão de redes sociais e conteúdo, você pode acabar jogando todo o investimento fora. Pense bem, o marketing digital requer tempo, recursos e esforços para que se possa colher resultados significativos. Ao interromper essas atividades, a chance de obter o retorno sobre o investimento que já foi feito é desperdiçada. Além de arriscar perder sua posição competitiva no mercado. Então, pense duas vezes antes de desistir e aproveite ao máximo seu investimento para alcançar o sucesso que sua marca merece!

Conclusão

Depois de todos esses motivos, percebemos o real valor do Marketing de Conteúdo - que vai muito além do que imaginamos. Agora, se você quer acelerar os resultados que essa estratégia pode levar ao seu negócio, conte com os especialistas da Inffus. Fale conosco e saiba como fazemos as empresas crescerem muito mais organicamente!

Compartilhar:

Artigos similares

Conteúdo e Redes Sociais

Marketing de influência: a tendência que veio para ficar

Conteúdo e Redes Sociais

4 dados sobre marketing digital que todo líder precisa saber